A Síndrome de Burnout

Blog Comments (0)

Muitas pessoas me procuram devido à insatisfação em suas vidas profissionais e muitos dos casos tem como causa a Sindrome de Burnout.

Nesta semana, o médico veterinário Arthur Inamassu escreveu essa matéria para nós resumindo o que é essa síndrome e como isto afeta várias profissionais.

 

A Síndrome de Burnout e o Coaching

O Coaching é uma excelente ferramenta para o auxílio na prevenção dessa Síndrome, pois ajuda a saber suas crenças limitantes e a lidar com as suas emoções. Ele levará a descobrir seus pontos fortes e potencializá-los, além de trazer à tona as reais causas da doença, fazendo que você não coloque o bem estar dos outros na frente do seu, praticar e assumir limites emocionais, não assumir o problema dos outros como se fossem os seus, para evitar os casos extremos de até ocorrer o abandono da profissão.

 

Conheça um pouco mais sobre a Síndrome de Burnout,

A Síndrome de Burnout foi descrita inicialmente por um médico americano, na década de 70, mais precisamente em 1974, na qual é definida como Síndrome do esgotamento emocional. Anos antes, na década de 50, pesquisadores já previam que essa Síndrome iria aparecer com as novas profissões que surgiriam e das condições de trabalho que iriam mudar nos anos seguintes, até que, como dito, foi descrita na década de 70.

É o estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. Ela é reconhecida hoje como uma doença (CID 10).

Trata-se da exaustão dos que trabalham com o outro e das condições de trabalho. Acomete profissionais de saúde principalmente, mas professores, policiais, bombeiros e veterinários tem sido mais acometidos.

Essa Síndrome tem consequências sociais, psicológicas e físicas, tais como: desencorajamento, dores de cabeça, dificuldade de concentração, problemas gastrointestinais, insônia, ceticismo, questionamentos sobre a vida, profissão e importância.

Para evitar que ela apareça, precisamos fazer uma rotina prazerosa, parar para almoçar, fazer atividades físicas, ter horas de lazer (cinema, teatro, etc), para os profissionais da área médica deve –se compartilhar os casos frustrantes, pois a rotina é muito solitária.

A Síndrome de Burnout pode levar a perda da renda, da qualidade de vida e do rendimento pessoal e profissional, além de casos extremos de abandono da profissão.

 

Por Dr. Arthur Inamassu (Médico Veterinário)

 

Gente, agradecendo a participação deste profissional que lida com a vida de inúmeros animais,  com os sentimentos de seus donos, e que orienta seus amigos de profissão neste tema. Gratidão!

 

Comentários por Marcia Barros (Astrológa/Coaching  Vocacional/Profissional e Financeira)

Por que este convidado e este tema?

Porque primeiramente admiro muito estes profissionais que tem a vocação de se doar integralmente para esta profissão onde a vida animal muitas vezes depende das decisões de seus donos (humanos), segundo porque amo animais , desde pequena fui criada com eles aprendendo a cuidar, doar e trocar sentimentos incondicionais, e terceiro este tema tenho percebido muito nos atendimentos.

Mas o que a análise do seu Mapa Natal e o Método de AstroCoaching no qual desenvolvi podem ajudá-los?

Identificar quais são suas fontes internas e encontrar saídas possíveis

Identificar  qual é a fase de vida que você está vivendo e o que ela realmente está querendo extrair de você.  Principalmente respondendo a pergunta: O que está acontecendo comigo?

Aplicar técnicas que te facilitarão a vida neste momento tão desafiador

» Blog » A Síndrome de Burnout
On 27 de agosto de 2017
By

Comments are closed.

»